sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Carona perfeita até a Bahia

Depois de sairmos da casa dos pais do Zartônio Jr (Zazá), em Conceição da Barra-ES, fomos pegar carona rumo a cidade mais próxima da Bahia. Mais uma surpresa de beira de estrada, conseguimos a primeira carona até a divisa dos dois Estados em um Fiat Strada que nos colocou na caçamba em plena BR 101. Chegando em Pedro Canário-ES conseguimos a melhor carona até agora, uma carreta com destino a Salvador nos trouxe até a capital da Bahia, mais de mil quilômetros de carona, dois dias dormindo dentro da carreta e comendo junto com nossos parceiros caminhoneiros.
Foi Deus quem colocou o Adilson Soares e o Joélio Carlos em nossos caminhos, pessoas super gente boa; fácil notava a vontade de ajudar e de dar o melhor que eles podiam para nos deixar confortáveis e felizes, não foi uma simples carona, foi uma lição de vida, pela primeira vez na viagem eu chorei em ter que despedir dos companheiros, muito ruim essa sensação de conhecer pessoas tão boas, fazer amizade e em pouco tempo ter que dizer “até logo e boa viagem”.
O melhor dessa aventura é conhecer gente boa pelo caminho, tem detalhes tristes como no Posto Coqueiro em Feira de Santana-BA, quando presenciamos um acidente de caminhão que morreu um homem e uma mulher a poucos metros da gente, nós estávamos no posto se preparando para almoçar, foi uma cena muito chocante, bem perto da hora de se despedir dos novos companheiros de viagem, o acidente ficou martelando na cabeça e fez todo mundo parar para refletir bem sobre a vida.
Antes disso, quando entramos na Bahia foi outro momento muito chocante: a pobreza; crianças na frente de suas casas esperando alguém jogar alguma coisa para comerem, sentadas ou em pé em barraquinhas improvisadas com plaquinhas que diziam: “Precisamos de alimentos”. A principio ficaríamos em alguma cidade perto da divisa dos Estados, mas essa cena de miséria nos fez mudar os planos e aproveitar a carona ao máximo, direto para Salvador.
Salvador também tem sua miséria marcante, pessoas toda hora pedindo dinheiro no Centro Histórico, dentro dos ônibus e até mesmo no shopping Iguatemi, mas sem sombra de dúvidas a cidade é muito mais rica que o trecho que já passamos pela Bahia, Salvador é uma cidade muito bonita também e encerrou nosso primeiro roteiro alternativo, que saiu de Cristina-MG e passou por várias cidades mineiras e capixabas até chegar à capital baiana.
Foram vários dias de carona, desde carros comuns até veículo de funerária, muitas histórias e aventuras marcaram o primeiro ciclo da viagem no dedão por um Brasil ainda pouco conhecido da maioria de seu povo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário