quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Jornalismo on the road, aventura em pauta


Desde que a expedição “Brasil, cada canto um encanto” começou fazer jornalismo na estrada, guiada pelas sugestões dos seguidores do (@BrasilCadaCanto) no twitter, surgem sempre as mesmas perguntas: Como é ser pautado por internautas, e quais as dificuldades encontradas?
O jornalismo precisa cada vez mais da interação, o público não é mais mero espectador, ele quer participar da matéria, fazer suas sugestões, elogiar ou criticar, quer ter voz, é muita prepotência querer “empurrar” informação goela abaixo.
Importante entender essa questão da interação em que o leitor deixa de ser um decodificador passivo de textos, os jornais que ainda não aprenderam essa mudança terão que aprender.
Nem sempre é possível seguir as sugestões dos internautas num primeiro momento, mas elas não são ignoradas e sim passam a fazer parte de um projeto de estudo de viabilidade.
O mochilão “Brasil, cada canto”, não mostra somente lugares, para isso já há centenas de matérias. A meta é sempre mostrar com a visão de um mochileiro, o que é divertido, interessante, curioso, radical, no lugar visitado.
Não são matérias de turismo deslocadas, é uma expedição por lugares poucos conhecidos, ou uma visão diferente de lugares já bastante divulgados, feitas pensando unicamente em abrir um leque de opções para as pessoas se aventurarem pelo Brasil.
Quanto às dificuldades encontradas, são superadas ao andar por quilômetros e ver a queda de uma cachoeira, ou ver uma floresta preservada de cima de uma montanha. Pode parecer uma resposta politicamente correta, mas é melhor que reclamar da chuva, da sede, do mato, da distância, do calor.
Tem gente que mesmo estando no paraíso, vai sempre procurar do que se queixar.
É justamente a emoção da dificuldade que distingue um passeio de uma aventura.

2 comentários:

  1. Faaaala meu velinho!!!
    Tudo na paz???
    Mesmo que não estejamos juntos na estrada é bom saber que conseguimos realizar nossos sonhos!
    Já estou no segundo mês de viagem, e estou viajando com o Alexandre. No momento estamos em Caxias do Sul e pretendemos entrar no Uruguai em 1 ou 2 semanas.
    Vou colocar o link do seu blog no meu, pra todos verem que não somos os únicos loucos por ai!

    Grande abraço e uma boa viagem!!!

    ps.: confira o meu blog e o do Alexandre também!

    andejovadio.blogspot.com
    alrossi.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Fala meu amigo
    Sou o Cristiano Savagin do jornal Noticia Real da cidade de Wenceslau Braz - Pr sempre publico seus artigos.
    Voce me passou uma proposta de matérias, é o seguinte, to precisando de uma pessoa que assine meu jornal como jornalista responsavel, não podemos pagar muito por mês, por que estamos começando, quanto vc poderia fazer para nos, so para usarmos seu nome como jornalista responsavel?

    por favor responda pelo email: dac.npi@gmail.com

    ResponderExcluir