terça-feira, 3 de novembro de 2009

Diário de Bordo (DB) – Sul de Minas


Incrível o sul de Minas, vale e muito um mochilão por aqui, cidades cercadas entre montanhas, a tarde um friozinho gostoso, um povo super educado e hospitaleiro. Na cidade de Maria da Fé, a última vez que teve um assassinato foi em 1957 disse uma vez o Fantástico, mas há controvésias segundo os moradores da região, se bem que é tanta tranquilidade por aqui que daria até de acreditar.
Violência não se ouve muito falar por essas bandas, em Cristina-MG tem 10 mil habitantes e mais de 60 fábricas de equipamento de segurança; muitas casas ficam de portas abertas o dia todo, ninguém desrespeita ou invade o espaço de ninguém e tem uma cachoeira que fica muito próxima ao centro da cidade. Carona por aqui é super fácil, e os mineiros são bem humorados. Em seis dias por aqui devo ter gasto uns R$ 25,00 e conheci bastantes lugares.
Recomendo também São Lourenço, cidade bem turística, muito bonita com charretes andando na rua e você pode fazer um passeio maneiro conhecendo toda cidade que já serviu de cenário para novela “Chocolate com Pimenta”. Visita obrigatória é o Parque das Águas, lá você pode beber 7 tipos diferentes de água, aliás São Lourenço é o única cidade do mundo que tem todas essas diversidades numa única cidade, não é a toa que a Nestlé dominou e vende a água daqui para o mundo todo. Sem falar no cenário de paz e uma vista que vale muito a pena, parece um pedaço da Europa, são cidades rodeadas por montanhas verdes com várias vacas pastando, já dá para imaginar.
Como está muito perto do Rio de Janeiro, tem bastante cariocas pelas cidades aqui do sul mineiro, alguns tem casas por aqui para fugir da violência , e isso é uma boa ideia, já que violência e até mesmo o desemprego são fatos isolados nessa região.
Passamos por Itajubá, cidade boa, universitária, ficamos na casa emprestada do amigo de um amigo que foi pra Angra dos Reis e deixou as chaves da casa dele pra gente ficar e dar comida para o cachorro. Acho que esse cachorro nunca foi tão bem cuidado na vida. Vale a pena conhecer Itajubá e outros municípios que compõem um roteirinho que segue na dica abaixo.

Dicas de algumas cidades para conhecer no sul de Minas: Pouso Alegre, Santa Rita do Sapucaí, Piranguinho (capital nacional do pé de moleque), Itajubá, Maria da Fé, Cristina, Carmo de Minas, Lambari, São Lourenço, Soledade de Minas, Caxambu, Baependi.

Cristina - MG




São Lourenço - MG







2 comentários:

  1. Caraca... demais!

    mas quer algo mais realista? O que deixou uma impressão ruim? que cuidado devemos tomar nesses lugares ???

    ResponderExcluir
  2. Na verdade não há cuidados especifícos a serem tomados aqui nas pequenas cidades do sul de Minas, moro aqui a 20 anos e nunca nem mesmo presenciei um assalto, é só vir e passear!

    ResponderExcluir